“COSPE FOGO” – A BMW Spitfire da VTR e TW Steel

Por a 1 Junho 2018 19:10

Na era “high tech” que atravessamos é gratificante observarmos que determinados modelos de motos continuam a incluir tecnologia e saber “old school”.  É o caso precisamente desta maravilhosa “peça” de arte, recentemente preparada para corridas de “Drag” pelo Atelier VTR Customs.

Esta fantástica preparação tem por base uma BMW R1200R, fornecida pela própria marca e é também uma parceria com a conhecida marca de relógios holandesa TW Steel, que recentemente lançou uma nova coleção de relógios apelidada de ACE Spitfire.

Todos conhecemos o famoso avião da II Grande Guerra , que fez história nos céus de Inglaterra, em combates que inspiraram até aos dias de hoje numerosos realizadores de cinema, caça que viu os seus dias de glória terminarem no ano de 1954 quando a Royal Air Force decidiu que era tempo de o substituir.

Inspirado na tecnologia de construção desses tempos, os sócios da VTR são inclusivamente familiares dos construtores dos famosos caças Spitfire. E neste processo não existe tecnologia de ponta nem computadores a desenhar os componentes. Todo o trabalho é executado a partir de desenhos e sketchs feitos no papel e passados para o metal à custa de marteladas, sacos de areia e a chamada “English Wheel “.

Todo o esforço no desenvolvimento deste projecto foi largamente compensado pois o resultado final é extraordinário. Todo o trabalho de rebites é de facto notável e executado exactamente da mesma forma que já era nos anos 30.

Desde início que se definiu que a moto não seria uma moto de exposição nem para ser colocada num qualquer museu. Outra realidade contemplada era a de que se pretendia que a Spitfire ( o nome quer dizer “cospe fogo” ) cuspisse literalmente fogo pelos seus escapes, fazendo jus ao nome com que iria ser batizada.

O projecto de design inicial nasceu num estúdio francês chamado Barbara Design, e contemplava um enorme mostro em forma de torpedo e totalmente forrado a alumínio, a fazer çlembrar os antigos aviões.

Segundo Dani Weidman, o dono da VTR Customs, o que mais custou foi conseguir terminar de acordo com o desenho as entradas de ar e decidir onde cortar as várias chapas de alumínio, e também todo o trabalho em torno da roda dianteira no sentido de manter a aparência do total envolvimento da mesma sem prejudicar a sua funcionalidade.

As competições de Drag em Sultans of Sprint valorizam também o trabalho realizado na construção para além da velocidade pelo que nesse aspecto a Spitfire da VTR ganharia vcertamente alguma vantagem. No entanto o regulamento estabelece limites na relação potência/peso pelo que o motor boxer BMW não pode ser alterado nem aumentada a sua potência. Apenas puderam trabalhar ao nível da admissão e do escape e ganhar 10 CV tendo o motor boxer passado a debitar cerca de 135CV.

Para conseguirem o efeito de “Cuspir Chamas” ( Spitfire ) desenvolveram um sistema engenhoso com a colocação de uma vela de ignição nas ponteiras de escape e um tubo ligado ao depósito que com uma bomba injectava gasolina vaporizando a mesma dentro do escape, que através de dois interruptores faz-se explodir a mesma criando o efeito de “cospe fogo”, mas apenas antes e depois das corridas e com o objectivo de “impor respeito” aos opositores.

Para ganhar mais estabilidade e manter a BMW Spitfire o mais possível junto à pista durante a corrida a VTR trabalhou ao nível da coluna de direção aumentando o angulo para o máximo permitido de 20º. Normalmente é na traseira moto que se intervem aumentando o comprimento do braço oscilante e a distância entre eixos fazendo deslocar o centro de gravidade mais para a frente da moto. No entanto o veio de transmissão do motor boxer limita esta possibilidade.

Na preparação foram utilizados componentes de topo como por exemplo travões de disco radiais da Magura mas também se utilizaram manómetros originais do painel de controle do caça Sptitfire, adquiridos na empresa que produz precisamente esses instrumentos ainda hoje em dia para recuperação e manutenção dos antigos aviões.

A VTR Customs tem agora 2 BMW totalmente preparadas para as corrida de Drag na competição Sultans of Speed: a TW Steel Spitfire e a BMW R80 Polizei. Para aqueles que tenham a oportunidade de vira assistir em directo a uma das corridas da TW Steel Spitfire lembrem-se de manter uma distância de segurança antes do arranque da mesma pois o monstro “Cospe” mesmo fogo…

Fonte : Bike Exif

Galeria de Imagens

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    111
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    81
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    76
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    113
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    20
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    4
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    75
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    77
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    299
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    205
    1