BMW S1000R Endurance Style by PRAEM

Por a 11 Maio 2017 18:56

Se pretendermos sentir a sensação d ose que nossos braços vão ser práticamente arrancados do corpo em aceleração, então a BMW S 1000RR é a mota perfeita. Os seus 199cv de potência e a sua facilidade de condução são garantia de sensações fortes e de adrenalina pura.

bmw-s2

Tirando partido das suas magníficas qualidades ciclísticas e do desempenho da sua motorização  poder-se-à ir mais além ? a BMW Motorrad França acha que sim e  propôs-se explorar o tema colocando  uma das suas S 1000RR nas mãos da Praem, um preparador com sede em Paris gerido pelos irmãos Sylvain e Florent Berneron.

Com antecedentes familiares ligados à competição, os dois irmãos sempre sempre se sentiram inspirados pelas máquinas de pista dos anos 70 e 80.

Com esse espírito em mente decidiram desenvolver um projecto que pudesse manter todas as qualidades dinâmicas originais da S 1000RR mas que invocasse as motos de pista do passado.

bmw-s3

A “Optimus PRAEM”, assim apelidada, mantém por isso todo o seu desempenho dinâmico mas vestida de um look vintage dos 80s . A pintura invoca e faz homenagem à decoração de um dos mais famosos carros da BMW , o BMW 3.0 CSL de Alexander Cadel, que precisamente correu as 24 Horas de LeMans em 1975.

As suas carenagens não integrais são especialmente elegantes e dão um enorme toque de classe num design retro que foge das tendências angulosas e afiladas de hoje em dia.

bmw-s4

Com base no look das motos que competem nas 8 Horas de Suzuka, com apenas um farol no lado direito da carenagem e uma nova entrada de RamAir adaptada para manter todo o fluxo de ar necessário ao bom desempenho da S 1000RR.

Na traseira podemos também constatar inspiração clássica proveniente da Suzuki XR69 que no seu interior monta a bateria. As tampas de motor foram também redesenhadas para serem semelhantes às que se utilizavam nos anos 80.

bmw-s5

Também o depósito de alumínio foi substancialmente modificado partindo do original, agora mais longo e com a montagem de um tampão “quick fill” ao melhor estilo das motos de endurance.

As jantes em carbono são baseadas nas clássicas Dymag de liga leve. Fabricadas pela Rotobox conseguem retirar cerca de 5 Kg às originais. Também os discos em cerâmicos de carbono da Sicom e os cabos de ligação de desconexão rápida da Staubli contribuem para um ainda melhor desempenho na travagem ao mesmo tempo que retiram peso ao conjunto.

bmw-s6

O que se manteve inalterado ? As suspensões, dianteira e traseira assim como o braço oscilante, não se tocaram, mantendo-se assim toda a electrónica original adjacente. Também o motor não sofreu qualquer alteração pois já de si a sua potência e desempenho estão já optimizados para uma utilização excelente quer em pista quer em estrada.

Fontes Bike Exif/BMW Motorrad France/Praem/Holographic Hammer

 

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MOTO+
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x