A BMW R Nine T é a moto mais “customizada “ do mercado

Por a 16 Julho 2018 18:01

A BMW R Nine T é a moto mais “customizada “ do mercado e a segunda moto mais vendida da gama BMW depois da R 1200 GS. Introduzida em 2014 a R Nine T começou por ser um exercício de estilo levado a cabo pela BMW para celebrar o seu 40º Aniversário da R 90S.

BMW R 90 S

O desenvolvimento do projecto inicial foi levado a cabo pela Roland Sands que terminaram por produzir a belíssima Concept 90.

Mais tarde a BMW veio a produzir uma versão baseada na Concept 90 de linhas mais conservadoras e com várias derivações como conhecemos hoje em dia; a R Nine T , a R Nine T Pure, a URBAN GS, a Racer e a Scrambler. É possível que entretanto possa aparecer uma nova versão apelidada de “ Desert Racer”.

A partir da versão base muitos têm sido os preparadores que têm dado azo à sua imaginação e arte. As inúmeras preparações que vão aparecendo sobretudo em Shows como o “The Bike Shed” em Londres ou o “Wheels and waves “ em Biarritz além de muitos outros, afirmam a R Nine T como a moto preferida pelos “customizadores” e preparadores em geral.

R Nine T Custom by Rocket Garage

Esta outra preparação levada a cabo por Bernhard Naumann mais conhecido por “Blechmann” ou “the Tin Man” é o expoente máximo do potencial evolutivo que pode sofrer uma R Nine T nas mãos de um experiente atelier de personalização.

A moto, apelidada de “Giggeri” , denominação que provém do calão alemão que designa uma “galinha” pois foi o que um amigo próximo disse que a moto parecia, tem uma frente e um depósito totalmente moldados e fabricados artesanalmente que lhe dá um ar futurístico próximo de uma qualquer máquina de um filme dos “Transformers”.

Bernhard afirmou que pretendia com o seu trabalho influenciar o departamento de design da própria BMW na criação de futuros modelos da marca. Não nos parece no entanto que a BMW esteja disposta a desenvolver uma nova raça de “galinhas” associadas ao seu motor Boxer… fica o exercício de Bernhard como um exemplo de inspiração e fantasia, uma sugestão de design algo arrojado mas pouco prático para não dizer “inverosímel” e mais “Mad Max” que “Alice in the Wonderland”.

Ficha Técnica da “Giggeri” by “The Tin Man” 

. Moto de Base: BMW R Nine T de 2016/17

. Quadro de produção artesanal

. Depósito, paineis laterais e banco produzidos artesanalmente

. Suspensão dianteira Up side down da R nine T

. Suspensão traseira com jantes modificadas

. Escape produzido artesanalmente

. Pintura e decoração em preto, cinza, vermelho, azul claro, azul escuro.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png