Jorge Lorenzo, três vezes campeão do mundo de MotoGP, analisou recentemente o momento competitivo atual de Francesco Bagnaia e não poupou comparações chamativas ao discutir os diferentes estilos de pilotagem na grelha da categoria.
Em declarações, segundo o site https://www.crash.net, o ex-piloto espanhol traçou paralelos entre Bagnaia, Marc Márquez, Casey Stoner e até ele próprio.
Segundo Lorenzo, Bagnaia tem um estilo de pilotagem técnico e metódico, que privilegia a suavidade nas curvas e a precisão nas trajetórias, uma abordagem que, segundo ele, remete diretamente ao seu próprio estilo e ao do também ex-campeão Max Biaggi.
– Pecco é um piloto que gosta de ter tudo sob controlo, tanto dentro como fora da pista, e neste momento não se sente confiante com a parte dianteira da moto. Com o seu estilo, precisa de ter muita confiança no pneu dianteiro. Já Márquez, devido à sua habilidade em salvar situações, está mais habituado a pilotar sem ter muita confiança e não sofre tanto.
O espanhol, no entanto, fez uma comparação ao falar de Marc Márquez, que atualmente pilota a mesma Desmosedici GP25 que Bagnaia, mas com resultados crescentes e um estilo visivelmente mais agressivo. Para Lorenzo, Márquez se encaixa mais no perfil de Casey Stoner, conhecido por sua capacidade de pilotar no limite e lidar com situações de extrema instabilidade, especialmente com a parte dianteira da moto.
– Bagnaia tem um estilo um pouco parecido com o meu, com o de Max Biaggi ou com o de Luca Cadalora. Precisamos de uma moto muito estável. Enquanto pilotos como Marc Marquez ou Stoner são fortes mesmo quando a moto tem muitas deficiências