MOTOGP SEPANG: Yamaha com aparelho de “holeshot”?

Por a 9 Fevereiro 2020 14:00

Visto no Teste de Sepang, e na moto de Valentino Rossi, ainda por cima, a YZR-M1 exibia um novo manípulo do lado esquerdo dos avanços junto ao quadro. Posto que isto é o lado “acessível” ao piloto, não necessitando tirar a mão do punho do acelerador durante a pilotagem, é decerto destinado a mudar qualquer coisa na moto durante uma volta em pista.

Provavelmente trata-se do muito falado dispositivo de arranque, copiado das motos de cross, que prende a suspensão numa posição baixa na fase de arranque até à primeira curva para evitar derrapagem e excesso de levantamento da frente. O dispositivo parece ter um manípulo rotativo, que poderia servir para bloquear o aparelho rodando-o e depois por cima um botão para o soltar instantaneamente com um toque.

O ano passado, já a Ducati e Aprilia usavam soluções do género, mas este ano fala-se de que também a Honda e Yamaha estariam a tentar as suas próprias versões…

Se é o caso, é provavelmente este pequeno manípulo que aciona o sistema, que será hidráulico-mecânico ou puramente mecânico, mais provavelmente, para contornar as regras que limitam os usos da eletrónica nas motos.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MotoGP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png