MotoGP: Quem é Quartararo?

Por a 20 Junho 2019 15:30

Nesta fase do Campeonato, impõe-se quase falar um pouco de um jovem francês que tem estado a tomar a classe rainha pelo cachaço e esteve muito perto de se tornar o mais jovem vencedor de sempre da categoria rainha nos 70 anos de história do desporto.

Barcelona foi a última oportunidade de Fabio Quartararo para eclipsar o recorde de Marc Márquez  e apesar do segundo lugar não ter sido suficiente, ainda há muitos recordes ao alcance do francês de 20 anos, que tem sido impressionante na sua época de estreia no MotoGP.

Para já, duas pole positions, incluindo Barcelona. Aquela primeira pole em Jerez fez dele o mais jovem de sempre  a fazer a pole na categoria rainha e depois, no domingo, conseguiu o seu primeiro pódio na MotoGP, quando terminou em segundo a seguir a Márquez após relegar o vencedor de Mugello, Danilo Petrucci, para terceiro, só de si um feito notável.

Montado na Petronas Yamaha SRT, foi apenas a sua sétima corrida de MotoGP, a tentar tornar-se no primeiro Francês vencedor da categoria rainha desde Regis Laconi, há 20 anos, em Valência, a bordo da Yamaha Red Bull de 500cc.

Olivier Jacque chegou perto em 2005, quando terminou em segundo na China, pilotando a Kawasaki e Randy De Puniet, dois anos depois, em maquinaria semelhante, terminou em segundo no Japão. Johann Zarco teve uma temporada de estreia igualmente impressionante há alguns anos atrás. O bicampeão mundial de Moto2 terminou em segundo na sua França natal e terminou a época com uma repetição em Valencia, o que lhe valeu um impressionante sexto lugar e o título de Estreante do Ano.

Tanto Jacque como Zarco chegaram à classe rainha como Campeões do Mundo de 250 e Moto2, respetivamente, mas tem sido uma rota muito diferente para Quartararo, com alguns grandes obstáculos pelo caminho. Os comentadores e media franceses, que incluíam o Campeão do Mundo de 250cc e vencedor de Grandes Prémios de 500cc Christian Sarron, ficaram entusiasmados e começaram a falar de um jovem francês que tinha acabado de completar 15 anos.

Os registos concordavam com a sua excitação patriótica. Estava bem encaminhado para o seu segundo Campeonato Junior da FIM e já havia um lugar à espera para o adolescente de Nice no Campeonato do Mundo de Moto3. Quartararo fez uma estreia muito anunciada no Qatar menos de um ano depois, ainda com 15 anos de idade-privilégio que fora recusado a Miguel Oliveira, atrasando mais um ano a entrada no Mundial do Português.

Apesar de um par de segundos lugares em Austin e Assen, Quartararo acabou em décimo na sua temporada de estreia, mas lesões e problemas mecânicos baixaram-no para 13º no ano seguinte.

No entanto, como piloto, estava a crescer rapidamente e juntou-se à equipa de Sito Pons na Moto2 em 2017. Pons disse que apesar dos problemas tidos na Moto3 ele achava que o jovem francês era um potencial Campeão do Mundo. Não deu certo com Sito, mas na última temporada, quando ele se juntou à equipe Speed ​​Up Moto2, finalmente, todo esse potencial e habilidade consolidaram-se na sua primeira vitória no Grande Prémio de Barcelona, ​​seguida por um segundo lugar em Assen.

Apesar desses resultados, ele foi uma seleção surpresa para a nova equipe SRT da Petronas Yamaha, mas o seu brilhante desempenho na corrida de 24 voltas no domingo mostrou que decisão brilhante e corajosa tinha sido. Após a primeira queda da temporada nos treinos e uma operação a uma tendinite no braço a seguir a Mugello, o francês de 20 anos mostrou maturidade e habilidade muito para lá do esperado após uma curta carreira de sete corridas em MotoGP. Enquanto outros muito mais experientes, que realmente deveriam ter sabido portar-se melhor, caíram nas condições escorregadias, Quartararo poupou o seu pneu traseiro e aproveitou as suas hipóteses quando eles apareceram.

Ele pode não se ter tornado no mais jovem vencedor de sempre da categoria rainha no domingo passado, mas a primeira vitória de MotoGP não pode estar longe – que tal em Assen daqui a duas semanas?

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MotoGP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x