MotoGP, Marc Márquez: “Não devia ter arriscado!”

Por a 4 Agosto 2019 08:31

Foi a 58ª pole de Marc Márquez esta conseguida em Brno com grande risco-, quando o Espanhol da Honda Repsol saiu para uma pista ainda húmida em slicks, eclipsando os tempos de todos os outros por 1,5 segundos.

A manobra, que o empata no recorde de poles com Michael Doohan, será decerto recordada como um dos seus melhores momentos, mas Marc Marquez reconhece que não deveria ter arriscado tanto.

Chegando a este fim-de-semana de MotoGP na República Checa, com uma confortável margem de 58 pontos sobre Andrea Dovizioso, quando faltam apenas dez corridas para concluir o Mundial, Márquez pode arriscar mais e jogar mais confortavelmente,.

No entanto, num dia prejudicado por chuva intermitente e enfrentando a dor de cabeça da escolha do pneu mais adequado para as condições, quando uma linha seca estava a aparecer lentamente a tempo para a qualificação, Marquez inesperadamente tomou a iniciativa ao trocar para uma moto com slicks a cinco minutos de sessão acabar…

De facto, apenas dois dos 12 pilotos se arriscariam em pneus de seco – o outro sendo Jack Miller, que se classificou em segundo lugar – um resultado conclusivo, mas que Marquez admite não faria novamente se confrontado com a escolha.

“Fiquei muito feliz por estar na pole, mas depois de analisar a situação, percebi que foi um risco que não deveria ter corrido”, disse ele. “No parc ferme, alguns membros da equipa ficaram felizes, mas alguns deles – os mais importantes – ficaram zangados porque eu corri um grande risco e o alvo era a linha de frente – é bom conseguir a pole, mas o alvo era a primeira linha.”

“A última volta foi aquela que [me fez decidir] que se isso acontecer de novo eu não voltarei a repetir a façanha. Corri um grande. Ter 2,5s de vantagem é ótimo, mas a distância entre o primeiro e o segundo na grelha é a mesma. ”

Sabendo que Jack Miller da Ducati Pramac estava a fazer o mesmo, Marquez teve o prazer de acabar sem novidade a arriscada sessão.

“A equipa fez um trabalho incrível, estavam preparados e prontos com a segunda moto. Eu saí e começou a chover novamente e eu pude ver as gotas na viseira, mas a minha hipótese era aquela, por isso tentei na mesma.”

“A razão pela qual fomos para slicks foi o Jack, porque eu sabia que ele ia com eles, mas não sabia se ele estava melhorando ou não, por isso só tinha que encontrar o limite para os meus 100%. Foi também sorte fazer a pole, mas sinto-me muito melhor porque não caí. ”

Sedo a sua sexta pole da temporada, Marquez estará à procura de um número idêntico de vitórias hoje. O rival Dovizioso começa de 4º na grelha.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MotoGP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x