MotoGP, 2020: Poncharal volta a elogiar Oliveira

Por a 2 Setembro 2020 13:30

Hervé Poncharal sabe quais são os pontos mais fortes fortes de Miguel Oliveira. O responsável pela equipa da KTM Red Bull Tech3 elogia o português pela sua capacidade de manter a cabeça fria mesmo em situações extremas.

No GP da Estíria, como sobejamente divulgado até por órgãos que normalmente mal dedicam uns segundos às notícias de motos, Miguel Oliveira aproveitou a oportunidade para vencer quando esta surgiu na última curva.

Os dois galos à sua frente, Pol Espargaró e Jack Miller, lutaram pelo poleiro até ao limite quando o português da KTM Red Bull Tech3 aproveitou a oportunidade e passou a dupla por dentro.

Miguel não só conseguiu a sua primeira vitória no MotoGP, como esta foi também a primeira vitória para a equipa Tech3 de Hervé Poncharal desde que entrou para a primeira divisão em 2001.

Não admira que o francês se desdobre em elogios no que toca às qualidades do seu protegido. “Miguel é muito inteligente. Muitos pilotos têm sangue quente, não só na forma como conduzem, mas também na cabeça. Acho que tens de ter muito sangue quente quando conduzes, tens de ser agressivo porque não és um piloto de corridas de outra forma, mas também tens de te manter calmo até certo ponto. O Miguel é muito bom nisso… para mim ele tem uma atitude britânica e não mediterrânica”, disse.

“Pensas sempre em dar a volta com os temperamentos mediterrânicos, mas ele é muito calmo, com um sentido de humor refinado, lembra-me um britânico passivo”, descreveu o chefe de 25 anos. “Ele manteve a cabeça fria quando fica tudo muito quente para os outros. Não quero dizer que isto foi planeado, porque isso seria confundir as coisas e uma mentira. Mas ele esperava que algo acontecesse, e queria estar disposto a aproveitar-se disso. E quando aconteceu, arriscou e ganhou a corrida.”

Mas a natureza silenciosa de Oliveira não tem apenas um efeito positivo, como Poncharal sabe, também há o lado negativo: “Se és um “gajo porreiro”, se não estás sempre a protestar muito, se pensas antes de falar, és subestimado por muita gente. Todos adoram ver a loucura, a raiva, num piloto. As pessoas pensam que tens de ser assim para ser campeão de MotoGP. Marc (Márquez) é assim, mas talvez não esteja lá agora porque não manteve a cabeça fria.”

MotoGP  após 5 de 14 corridas:

  1. Quartararo, 70 pontos
  2. Dovizioso 67
  3. Miller 56
  4. Binder 49.
  5. Viñales 48
  6. Nakagami 46.
  7. Rossi 45
  8. Mir 44
  9. Oliveira 43
  10. Pol Espargaró 35
  11. Morbidelli 32
  12. Zarco 30
0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MotoGP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x