MotoGP, 2020: Como se forma uma equipa

Por a 23 Junho 2020 14:30

Razlan Razali, da Yamaha Petronas SIC, falou da forma como a mais recente equipa de MotoGP foi criada e das dificuldades de criar uma estrutura de MotoGP partindo do zero.

Para começar, a equipa que logo no primeiro ano esteve nas bocas do mundo por causa do sensacional desempenho do seu futuro Roookie do ano Fabio Quartararo não era para ter começado tão cedo…

“O plano era, num futuro não muito distante, talvez 5 ou 10 anos, começar uma equipa de MotoGP… mas nunca tão cedo!”

Tal como a Parkalgar, que alinhou com Miguel Praia primeiro e eventualmente com uma série de pilotos de nível mundial há umas épocas, promover o seu circuito era o móbil principal:

“O nosso primeiro objetivo era promover o Circuito de Sepang, mas depois no final de 2018, quando surgiu aquela situação no paddock em que se abriu a hipótese de criar uma equipa de MotoGP, eu saltei à oportunidade!”

“Fui imediatamente ver o Carmelo (Ezpeleta, CEO da Dorna) no seu gabinete no Circuito de Jerez e falámos…”

Quem apanha a história é o próprio Ezpeleta:

“ A partir daí,começamos a reunir regularmente nos outros Grand Prix seguintes. Em Le Mans, em Mugello e a ideia começou a tormar forma..”

Felizmente, a equipa é amplamente financiada pela petrolífera Malaia Petronas e Razali, na sua anterior posição de Diretor do Curcuito de Sepang, conhecia o meio.

A formação começou por promover pilotos da Malásia em Moto3 e Moto2, mas logo percebeu que uma equipa de MotoGP a projetaria muito mais além.

Quando chegou a oportunidade de se fundir com a estrutura do ex-piloto Johann Stigefelt, e com a longa experiência do também ex-piloto Wilco Zeelemberg de trabalhar com a Yamaha, os dados estavam lançados e todas as peças começaram a encaixar…

Adicionem dois pilotos jovens e sedentos de resultados como Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, e o resto é história a ser feita…

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MotoGP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x