Michelin: Menos 0,5 segundos com o pneu de Moto GP

Por a 23 Julho 2019 14:30

A Michelin pretende cortar os tempos por volta de MotoGP em cerca de meio segundo em determinadas pistas na próxima temporada, graças a um novo revestimento dos pneus traseiros.

Das 19 rondas do calendário atual, nove dos recordes de volta ainda datam da era Bridgestone pré-2016: Argentina, Austin, Mugello, Assen, Brno, Aragão, Motegi, Phillip Island e Sepang.

No entanto, a construção do pneu traseiro da Michelin para 2020 foi projetada especificamente para aumentar o desempenho e correspondeu a esse objetivo na sua estreia no teste pós-corrida de Barcelona.

“O objetivo era melhorar a aderência. 18 pilotos testaram o pneu e todos os 18 disseram que era melhor em aderência e sensação”, disse Piero Taramasso, da Michelin.

“Os pilotos sentiram que o pneu está um pouco mais macio, por isso ganham especialmente quando a moto está em plena inclinação.

“Alguns pilotos melhoraram o seu tempo por volta em 0,2s em relação ao pneu deste ano. Mas alguns melhoraram 0,8s.

“Quando fizemos uma média, a melhoria foi de 0,4-0,5s. Portanto, quase meio segundo mais rápido.

“Estávamos à procura de pelo menos 0,4s. Se tivesse sido menos do que isso, teríamos parado de trabalhar naquele pneu.”

O novo invólucro continua a tendência geral em direção a pneus mais macios de MotoGP. Até agora, isso foi alcançado usando uma ‘nova tecnologia’ para misturar os compostos, além de um arquivo cada vez maior de dados de pista para adequar cada pneu ao circuito em que vai ser usado.

“No geral, fomos na direção do mais macio, porque, com essa nova tecnologia, ganhámos consistência e aderência, de modo que agora somos capazes de usar um pneu um passo mais macio em relação aos do ano passado“, disse Taramasso.

“Às vezes, também fazemos essa escolha porque no ano passado o pneu macio chegava ao final da corrida ainda com muita borracha, muito pouco desgaste, por isso sabemos que podemos usar um mais macio [este ano].”

O próximo teste oficial será realizado após o Grande Prémio da República Checa, em Brno, no mês que vem.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MotoGP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png