MotoGP, Penalizações por exceder limite de motores: quando começou e quando aconteceu?

Por a 12 Janeiro 2022 18:15

É sabido que cada piloto tem um limite de motores que pode utilizar na sua moto no decorrer de cada temporada. Nomes como Loris Capirossi, Valentino Rossi, Maverick Viñales e Pol Espargaró têm em comum o facto de já terem tido de começar uma corrida no pitlane porque excederam o limite de motores que lhes era permitido durante a época.

Esta regra do limite de motores foi introduzida a meio da temporada de 2009 para reduzir custos depois da crise económica. Desde aí, apenas os quatro pilotos já referidos foram penalizados porque não conseguiram cumprir o limite durante a temporada.

Foi precisamente em 2009 que foi encontrada a primeira vítima desta regra: Capirossi usou o sexto motor na Austrália, numa temporada em que só se podiam usar cinco nas últimas sete provas e começou no último lugar, com a Suzuki a perder dez pontos no campeonato. Rossi foi penalizado em 2011 em Aragão, começando no pitlane, castigos que também foram aplicados a Pol Espargaró em 2017, em Valência, e a Maverick Viñales em 2020, em Aragão.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x