MotoGP, Miguel Oliveira: “Prefiro o novo escape, o motor fica mais suave…”

Por a 5 Agosto 2022 21:19

Sexto na tabela de tempos combinada do TL1 e TL2, Miguel Oliveira foi hoje o piloto de MotoGP mais rápido da KTM em Silverstone. O português está a apenas a dois décimos de segundo do melhor tempo.

O campeão do mundo Fabio Quartararo estabeleceu a melhor volta em 1’58,946 minutos, 0,217 segundos mais rápido do que Miguel Oliveira na KTM RC16 de fábrica, em sexto lugar.

“Hoje de manhã não me senti imediatamente confortável com a moto. À tarde demos um pequeno passo e fomos competitivos”, disse Oliveira. “Estou feliz – e vejo espaço para melhorias. Na minha volta mais rápida cometi um erro na curva 7 e também temos ideias para melhorar o comportamento da moto nas curvas. O objetivo é classificar imediatamente para o Q2 e obter uma boa posição na grelha.”

Assim como Brad Binder, companheiro de equipa da Red Bull, Oliveira competiu com um novo escape Akrapovic, que não parece um ganho, mas tecnicamente é. “Tentámos encontrar um pouco mais de potência através do escape”, explicou o português. “Nos testes de comparação, não notei grandes diferenças de velocidade ou desempenho, mas as vibrações são menores. Prefiro o novo escape, deixa o motor mais suave e o som também é diferente. Este é o mesmo escape que testámos em Jerez, que foi o primeiro protótipo na época. Foi então desenvolvido e este é o produto final. Em Jerez o escape era tão silencioso que eu não conseguia ouvir a própria moto. Agora é significativamente mais alto”.

Oliveira foi 9º em cada uma das últimas quatro corridas e a KTM parece ter feito progressos. “A minha equipa trabalha muito bem, dão-me a sensação do que preciso para poder conduzir um pouco mais rápido”, elogiou Miguel. “Dessa forma posso dar um pouco mais de força e a moto funciona melhor. Continuo a pilotar como se fosse continuar com a KTM. Os contratos para o próximo ano devem ser assinados em novembro, não em maio. Mas é assim no desporto. Ambos os lados vão dar o seu máximo até Valência.”

Assegurou Miguel Oliveira que no próximo ano vai juntar-se à RNF Aprilia no Campeonato do Mundo de MotoGP.

3 2 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x