A Yamaha estará presente no teste privado de dois dias em Brno, na terça e na quarta-feira, com os pilotos de teste Augusto Fernandez e Andrea Dovizioso. O fabricante japonês também trouxe os dois pilotos permanentes Miguel Oliveira e Alex Rins para a República Checa.
Mais abrangente é a lista de pilotos titulares em Moto2: em Brno estarão presentes Joe Roberts e Marcos Ramirez, da American Racing Team, Jake Dixon e Filip Salac (ambos da Marc VDS), bem como os pilotos da equipa BLU CRU Pramac Yamaha – Tony Arbolino e Izan Guevara. Além disso, o experiente piloto italiano Mattia Pasini também estará presente.
No primeiro dia, o piloto da Yamaha Alex Rins foi o mais rápido, com 1:53,338 min. Com 0,165 segundos de atraso, o piloto da Pramac Miguel Oliveira ficou em segundo lugar. Para comparação: o recorde de volta de Marc Marquez em 2016 (!) é de 1:54,596 min. Mas como os recordes só contam num fim de semana de corrida, a marca do espanhol permanece, pelo menos até ao evento de MotoGP em meados de julho. Entre os pilotos da Moto2, Joe Roberts (American Racing) foi o mais rápido com 1:58,837 min.
A espetacular pista checa foi asfaltada nesta primavera e as boxes foram renovadas, entre outras coisas, tudo para estar preparado para o regresso do MotoGP, de 18 a 20 de julho.