O que já se previa há algum tempo foi confirmado oficialmente hoje, 1 de setembro: Luca Marini fica na equipa de fábrica da Honda para 2026.
A confirmação será um alívio para o meio-irmão de Valentino Rossi, pois até Brno há umas semanas, falava-se da possibilidade de Jorge Martin ingressar na equipa, quase de certeza à custa do lugar de Marini. Quando o campeão mundial anunciou a 17 de julho, que continuaria na Aprilia em 2026, Luca Marini ficou descansado, embora também se chegasse a falar de Zarco na equipa HRC.
Agora, Marini, cujo melhor resultado na Honda foi 5º no recente GP da Hungria, manterá o seu posto como piloto na equipa Honda Castrol, o que também já foi confirmado oficialmente pela HRC.

“Estou muito contente por confirmar que vou permanecer na Honda. Ainda estávamos a trabalhar nalguns detalhes finais, mas tanto a direção da HRC como eu já estávamos de acordo sobre o futuro há algum tempo”, confirmou Marini. “Acredito totalmente neste projeto e estou determinado a ajudar a Honda a voltar ao topo do Campeonato Mundial de MotoGP. Desde que entrei para a equipa em 2024, temos melhorado continuamente e trabalhado cada vez melhor em conjunto. Trabalhar com uma fábrica, especialmente uma fábrica como a Honda, é uma enorme motivação para um piloto!”
Pelo outro lado, Taichi Honda, diretor executivo da HRC, comentou:
“Estamos felizes por trabalhar mais um ano com o Luca. Ele tem demonstrado um alto nível de profissionalismo e dedicação.. Luca ganhou reputação como um piloto analítico e colaborador incrivelmente diligente, sendo assim uma mais-valia para qualquer projeto de MotoGP. O feedback do Luca é claro e preciso e tem sido muito útil para os engenheiros da HRC no desenvolvimento da Honda RC213V nas últimas temporadas!”
















