Um dia fantástico em Motegi viu Joan Mir e a Honda HRC Castrol concretizarem o potencial cada vez maior que têm demonstrado não só nesta temporada, mas desde que o Campeão do Mundo de MotoGP de 2020 se juntou à equipa de fábrica em 2023.
Tal como na Sprint, Mir lutou por cada posição e rapidamente superou um erro inicial para aproximar-se de Marc Márquez e Pedro Acosta. O trio não deu tréguas, lutando até ao meio da corrida, com Mir a levar a melhor sobre Acosta e a resistir facilmente a uma tentativa tardia de Marco Bezzecchi.
– Que fim de semana! Um fim de semana perfeito, honestamente. Ontem, estive tão perto da pole position, estive tão perto do pódio, mas perdi ambos. Hoje, tive de aproveitar a oportunidade para subir ao pódio! Sabia que seria difícil, porque numa corrida longa é preciso controlar tudo na perfeição. Atacava muito nas travagens para poupar os pneus e, na segunda metade da corrida, consegui abrir uma vantagem e gerir a situação, chegando mesmo a aproximar-me do Marc à frente. Simplesmente fantástico, estou super feliz por mim e pela Honda. Depois de tudo o que passámos, conseguir este primeiro pódio, especialmente aqui no Japão, é realmente especial. Fazia muito tempo que eu e a Honda não tínhamos um momento como este e, às vezes, é difícil manter a motivação, mas isso confirma que tudo o que fazemos vale a pena e estou muito animado para ir para Lombok agora – precisamos de continuar neste momento.

















