Após uma série de penalizações e bandeira vermelha, Jose Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) é o Campeão do Mundo de Moto3 2025!

O espanhol com o #99 conquistou mais uma vitória para selar a conquista após uma corrida cheia de drama, com uma paragem no final por bandeira vermelha e algumas penalidades em Lombok.
Rueda garantiu o título de Moto3 de 2025 em grande estilo após uma corrida dramática que terminou cedo com uma Bandeira Vermelha, causando confusão no parque fechado antes do pódio ser confirmado com Rueda, Luca Lunetta (SIC58 Squadra Corse) e Guido Pini (Liqui Moly Dynavolt Intact GP).
Isto porque houve penalidades pós corrida para Adrian Fernández (Leopard Racing) e Maximo Quiles (CFMOTO Gaviota Aspar Team).
Vários pilotos tiveram um arranque brilhante, mas foi Joel Kelso (LEVELUP-MTA) quem saiu da Curva 1 na liderança, com David Muñoz (Liqui Moly Dynavolt Intact GP) e Fernández em segundo e terceiro.
Rueda baixou para 13º no final da primeira volta, enquanto o rival pelo título, Angel Piqueras (FRINSA MT Helmets MSI) chegava a sexto.

A posição transformou-se em quarto na segunda volta, com Fernández e Quiles agora à frente de Kelso na frente do comboio.
No início da quinta volta, Piqueras foi obrigado a abrir depois de ter sido pressionado por Álvaro Carpe (Red Bull KTM Ajo) e Muñoz, que viram Piqueras cair para décimo, uma posição atrás de Rueda. Depois, Kelso saiu da disputa ao cair na Curva 10, acabando com as suas esperanças de pódio na Indonésia.
Na 7ª volta, Quiles liderou pela primeira vez, enquanto Rueda subiu para a sexta posição.
Era um grupo de doze na frente e Piqueras estava em oitavo – mas com Quiles a liderar, Rueda ainda não estava em condições de conquistar o título.
No entanto, mais tarde, nessa volta, já estava.
A meio da corrida Rueda estava na terceira posição e, a manter a posição, o título de Moto3 seria dele.
Na 12ª das 20 voltas, Rueda ascendeu à segunda posição, Quiles perseguia-o em terceiro, enquanto Piqueras lutava para progredir em nono.
Fernández liderava, até o #99 assumir a liderança na Curva 10 da volta 13.
A situação melhorou ainda mais para Rueda, pois Quiles baixou para 8º, uma posição atrás de Piqueras, antes de três pilotos caírem na Curva 16 da volta 14.
Carpe, David Almansa (Leopard Racing) e Taiyo Furusato (Honda Team Asia) estavam fora da disputa e, depois, Quiles e Piqueras receberam penalizações de Volta Longa por encurtarem a Curva 9, enquanto a tensão aumentava. Salvo um erro de Rueda, o título de 2025 estava prestes a ser dele.
Piqueras fez a sua Volta Longa na volta 17 e o #36 estava em 8º, mas Quiles continuou em 4º.
A três voltas do fim, Rueda liderava, mas Muñoz passou por dentro para assumir a liderança, antes de drama para o #64, quando Fernández chocou com ele. Muñoz iria para a escapatória e o #31 estava na liderança.
Rueda assumiu então a liderança, mas logo após a bandeira vermelha foi acionada.
Com o resultado, Rueda não só se tornou oficialmente Campeão do Mundo de Moto3 de 2025, após um duplo castigo de Volta Longa aplicado a Fernández, , como foi sagrado vencedor na Indonésia.

















