O Grande Prémio de Portugal deste fim de semana marca o início do fim da ilustre carreira de Herve Poncharal no MotoGP como proprietário da equipa Tech3. A equipa francesa será adquirida a partir de janeiro do próximo ano por um grupo liderado pelo ex-chefe da equipa Haas de Fórmula 1, Guenther Steiner.
Isto marca uma mudança significativa na Tech3, que tem sido propriedade e dirigida pelo carismático Herve Poncharal desde a sua fundação em 1990. Tendo começado na classe 250cc, a Tech3 venceu o campeonato mundial de 2000 com Olivier Jacque, um ano após o início da sua parceria com a Yamaha.
A partir de 2001, a Tech3 entrou no MotoGP e competiu como satélite da Yamaha até ao final de 2018, antes de mudar para a KTM a partir de 2019. Com a KTM, a Tech3 tornou-se vencedora do MotoGP pela primeira vez em 2020 com Miguel Oliveira, que conquistou duas vitórias no nessa temporada.
Poncharal também foi presidente de longa data da Associação Internacional de Equipas de Corrida, cargo que ocupou até ao início deste ano, quando foi substituído pelo chefe da equipa LCR, Lucio Cecchinello.
O Grande Prémio de Portugal deste fim de semana, que a Tech3 venceu em 2020, marcará a penúltima ronda de Poncharal à frente da sua equipa, e o próprio admitiu numa entrevista à GPOne que serão algumas semanas emocionantes.
– As corridas de Grande Prémio têm sido a minha vida durante quase meio século.
















