MotoGP, França, TL3: Johann Zarco no topo e com novo recorde em Le Mans

Por a 14 Maio 2022 10:07

Como já se esperava, a terceira sessão de treinos livres de MotoGP no GP de Le Mans, definiu a passagem ao Q2, com o francês Johann Zarco (Pramac Ducati) a fazer o melhor tempo e a estabelecer um novo recorde absoluto no circuito de Le Mans. Miguel Oliveira, com o 18º tempo, tem de ir ao Q1.

Com o dia ainda fresco  o melhor tempo de ontem de Enea Bastianini (Gresini Ducati) de 1’31,148 manteve-se até 10 minutos do final da sessão. Johann Zarco estabelecia o melhor tempo e um novo recorde absoluto do circuito no último minuto, Miguel Oliveira, muito atrasado (18º) tinha de ir ao Q1, tal como Jorge Martin e Joan Mir.

O campeão do mundo Fabio Quartararo (Yamaha) foi um dos primeiros a atacar o tempo do piloto italiano. A 26 minutos do final da sessão caia Pol Espargaró na Curva 7, apanhando rapidamente uma boleia de uma scooter para regressar às boxes e pegar na segunda RC213V da Repsol Honda. Pol tinha o 9º tempo e o oito vezes campeão mundial Marc Marquez não melhorava o tempo de ontem, mantendo-se na 13ª posição. Muito trabalho na box da Honda, assim como na KTM, especialmente na garagem de Miguel Oliveira, ainda 21º na combinação das duas primeiras sessões de treinos a 20 minutos do final da sessão. O português entrava em pista e regressava imediatamente à box, sem conseguir melhorar os seus tempos. No topo da tabela, continuava a prevalecer o tempo de Bastianini, seguido por Aleix Espargaró, Alex Rins, Johann Zarco, Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo. Jorge Martin fechava o top 10, com Takaaki Nakagami em 11º. O japonês tentava uma nova volta rápida para entrar nos 10 primeiros mas veria a sua volta anulada por exceder os limites e pista. A 14 minutos do final caia Enea Bastianini… pela terceira vez no fim-de-semana! Miguel Oliveira subia alguns lugares, para 17º. Sem melhorar o seu tempo continuava Marc Marquez, no 15º lugar. Entretanto Jack Miller subia de 14º para 5º na tabela de tempos com a Ducati. A 10 minutos do final Fabio Quartararo ia bater a marca de Bastianini e com uma volta de 1’30,847 estabelecia um novo recorde em Le Mans passando a lider da tabela de tempos. A seguir ao gaulês estavam agora Miller, Bastianini, Joan Mir e Marc Marquez. Nesta altura, Pecco Bagnaia estava fora da Q2 em 11º, assim como Brad Binder (14º), Maverick Viñales (15º) e Miguel Oliveira (19º), entre outros.   

A 3 minutos do final Pecco Bagnaia saltava para o topo da tabela de tempos com uma volta de 1’30,568, batendo por 3 décimas o tempo de Fabio Quartararo. Marc Marquez também melhorava o seu tempo, subindo a terceiro atrás do segundo tempo de Quartararo. Zarco subia a quarto mais rápido na frente de Miller e Pol Espargaró. Supresa final de Johaan Zarco que fez a pole e estabeleceu o novo recorde absoluto de Le Mans, colocando o melhor tempo em 1’30,537. Imagem final do terceiro treino livre, o cumprimento entre Fabio Quartararo (3º) e Marc Marquez (4º), com o francês a não se importar que o espanhol da Honda tenha aproveitado o seu cone de aspiração para melhorar o seu tempo. Fair-play! Enea Bastianini fechava os dez primeiros, Jorge Martin, Joan Mir e Miguel Oliveira (18º) tinham de ir ao Q1.

A quarta sessão de treinos livres de MotoGP começa às 12h30, logo seguida das duas qualificações.

5 1 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x