MotoGP, 2021,10 coisas antes de Doha

Por a 4 Abril 2021 15:00

O estreante da Ducati Pramac Jorge Martin subiu à pole position de MotoGP na sua segunda corrida, igualando o feito de Marc Márquez em 2013 mas agora as atenções voltam-se para o dia da corrida

Na sua primeira sessão de Q2 em MotoGP, Jorge Martin (Pramac Racing) surpreendeu todos para conseguir uma maravilhosa pole position no Grande Prémio Tissot de Doha. Aqui estão outras 10 estatísticas da ocasião

1. Martin qualificou-se pela primeira vez na pole position em MotoGP, tornando-se o primeiro estreante a qualificar-se na pole na sua segunda corrida de MotoGP desde Marc Márquez (Honda Repsol Team) no GP da América de 2013.

2. Martin tornou-se o sétimo piloto na pole diferente em sete corridas de MotoGP; uma sequência que começou no GP de Aragón no ano passado com Fabio Quartararo, seguido de Takaaki Nakagami (Teruel), Pol Espargaró (Europa), Franco Morbidelli (Valência), Miguel Oliveira (Portugal) em 2020 e Francesco Bagnaia (Qatar) no último fim de semana. A última vez que houve sete pilotos diferentes na pole em sete corridas de MotoGP foi do GP do Pacífico de 2002 para o GP de Espanha de 2003.

3. Com Oliveira em Portugal no ano passado, Bagnaia no último fim de semana e agora Martin, esta é a primeira vez que há três pilotos diferentes que levam a sua primeira pole na classe em três corridas consecutivas desde 2006, com Casey Stoner (Qatar), Chris Vermeulen (Turquia) e Dani Pedrosa (China).

4. Com Martin e Zarco, esta é a primeira dupla Ducati 1-2 na qualificação desde o GP de Aragón de 2018, quando Jorge Lorenzo estava na pole à frente de Andrea Dovizioso.

5. Vencedor no passado fim de semana, Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) qualificou-se pela segunda vez consecutiva para o terceiro lugar e vai tentar vencer em corridas consecutivas pela primeira vez desde o Qatar e a Argentina em 2017 – as suas duas primeiras corridas com a Yamaha.

6. Pole no passado fim de semana, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) qualificou-se em sexto lugar e vai tentar subir ao pódio pela primeira vez em corridas consecutivas de MotoGP.

7. Aleix Espargaró (Aprilia Gresini) qualificou-se em sétimo lugar, que é o melhor resultado de qualificação para um piloto da Aprilia em Losail até agora no MotoGP. Ele vai tentar dar a Aprilia o seu primeiro top 5 final desde a introdução do MotoGP em 2002.

8. O Campeão mundial Joan Mir (Suzuki Ecstar) passou pela Q1 pela 13ª vez em MotoGP e conseguiu juntar-se à Q2 pela quarta vez, juntamente com a Catalunha e San Marino em 2019, e o Qatar no último fim de semana. Qualificou-se em nono lugar para a sua melhor qualificação desde que foi quinto no GP da Europa a caminho de levar a sua única vitória no MotoGP até agora.

9- Stefan Bradl (Honda Repsol Team) ficou classificado como o melhor piloto da Honda. Esta é a segunda vez que não há nenhum piloto da Honda dentro do top 10 na qualificação em MotoGP em Losail, juntamente com o último fim de semana.

10. Quarto da grelha no último fim de semana, Valentino Rossi (Yamaha Petronas SRT) qualificou-se em 21º lugar, naquele que é o seu pior resultado de qualificação desde que iniciou a sua carreira no GP da Malásia em 125cc há 25 anos.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x