MotoGP, 2021: Michelin com o foco na sustentabilidade

Por a 10 Novembro 2021 16:30

Com as questões ambientais cada vez mais presentes no desporto motorizado, a Michelin prevê alterações já a partir do próximo ano, que têm como objetivo um maior foco na sustentabilidade.

Carlos Ezpeleta, diretor-geral do MotoGP, revelou a principal alteração que visa a diminuição da alocação dos pneus. “Nos últimos anos, a Dorna tem trabalhado com um maior foco na sustentabilidade. A Michelin é um grande fornecedor de pneus a nível mundial e um fantástico parceiro. Portanto, uma das coisas que queríamos conseguir melhorar é a questão da alocação de pneus para MotoGP. A solução para esse problema será reduzir o número de pneus que são transportados para os eventos e que não são utilizados”, avançou Ezpeleta.

“É importante que o número de pneus que os pilotos vão poder utilizar continue a ser o mesmo, mas os pneus que a Michelin vai trazer para os eventos será reduzido por dois, o que significará, dois pneus dianteiros a menos. Em 2023 teremos ainda menos um, que ainda não sabemos se será dianteiro ou traseiro”.

O diretor da Michelin, Piero Taramasso, ressalvou que estas alterações não irão, de forma alguma, afetar o desempenho dos pilotos em pista. “A performance não será afetada e os pilotos vão continuar a poder utilizar a mesma quantidade de pneus na pista, a mudança é apenas no transporte. Trazemos menos pneus e, assim, transportamos uma menor quantidade.”

Taramasso avançou ainda que está nos planos da Michelin para o futuro, tornar os compostos dos pneus mais sustentáveis, tal como já acontece em MotoE. “Quando mudarmos o composto e formos para um material mais sustentável, a performance será a mesma ou melhor. Isto é o que fazemos também em MotoE, onde já utilizamos materiais reciclados e, no futuro, queremos trazer esta tecnologia também para o MotoGP. Nesta categoria já temos alguns materiais sustentáveis nos componentes, mas o objetivo é que essa quantidade aumente a cada temporada”.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x