Moto3: Arbolino no topo antes da Qualificação

Por a 29 Junho 2019 08:52

A iniciar as hostilidades de sábado, a FP3 da classe mais pequena mais pareceu uma mini-corrida, com um grande grupo que incluía Arbolino, Antonelli, Rodrigo, Vierge, Fenati, McPhee, Toba, Ogura e Ramirez envolvido em pista e os protagonistas Dalla Porta e Masia apenas fora do Top 10.

A 20 minutos, nenhum dos homens da frente tinha melhorado os tempos de Sexta-feira, talvez em vista das temperaturas inferiores em pista.
Assim, o tempo de Jakub Kornfeil mantinha o Checo no topo da tabela, e Suzuki e Garcia estavam mesmo fora da qualificação automática dos melhores 14.

Quando faltavam 25 minutos para o final da sessão, uma série de idas à boxe indicou que as coisas iam ficar mais sérias a partir daí. Logo a seguir, Gabriel Rodrigo protagoniza a primeira queda do dia na Curva 9, sacudindo gravilha da sua carenagem antes de regressar à boxe, queda em que é seguido momentos mais tarde por Dalla Porta na Curva 11. O Argentino queria qualificar o mais alto possível, pois teria de cumprir uma penalidade de 3 lugares na grelha imposta em Barcelona.

Ramirez permanece em pista à procura de baixar os tempos, a dada altura praticamente o único em pista com Vierge do Top 14.

Logo a seguir, Arbolino, Binder, Toba, Ogura e McPhee regressaram ao traçado e Toba foi o primeiro a baixar o tempo de sexta-feira, saltando para o comando da tabela com 1:41.708. faltavam 12 minutos para o final e muitos pilotos ainda estavam a vir à boxe em busca de afinações de última hora para melhor negociar o exigente traçado Holandês. Só nos 8 últimos minutos da sessão começou a haver pilotos de novo em pista, jogando-se um verdadeiro compasso de espera para permitir os habituais jogos de cone de ar à última hora.

Finalmente, Vierge, Masia, Suzuki, Fenati e Binder começaram a rodar, logo seguidos de McPhee, Kornfeil, Ogura, Arbolino e os demais.

Tudo se iria resumir aos 4 minutos finais e Masia, da 17ª posição, é o primeiro a atacar, mas McPhee também vem rápido e é óbvio que a ordem não irá permanecer.

De seguida, Ogura cai na curva 8 mas a sua posição, com o 3º tempo, parece assegurada.

Quase no final, Canet, Suzuki e Arbolino aparecem em voltas rápidas, com Arbolino a ir para a frente com 1:41.554, pondo Migno fora da Q2.

Canet volta a melhorar, fica em 4º quando a bandeira já está a ser mostrada e Arbolino, Toba e Kornfeil ficam no topo.

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Moto3
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png