Moto2, Malásia: O Campeonato de Alex Márquez

Por a 5 Novembro 2019 14:30

262 pontos, 10 pódios e 5 vitórias até aqui são os números cruciais que garantiram a Alex Márquez a coroa de campeão do mundo de Moto2 de 2019 em modo histórico.

Márquez torna-se o primeiro Campeão do Mundo da nova era Triumph e o primeiro piloto a ganhar títulos em Moto2 e Moto3.

No Domingo, Alex Márquez foi coroado campeão do mundo de Moto2 no circuito de Sepang, depois de cruzar a linha de chegada na segunda posição, mantendo uma liderança inatacável de 28 pontos na classificação, a apenas uma ronda do fim em Valência.

No seu quinto ano na categoria intermédia do Campeonato do Mundo, Márquez é coroado campeão mundial de Moto2 pela primeira vez e torna-se também o único piloto a vencer o título de Moto2 e Moto3 após o seu sucesso na classe ligeira em 2014.

Ele também é o primeiro vencedor da era dos motores de três cilindros Triumph 765cc.

Alex Marquez, Malaysian Moto2 2019

262 pontos amealhados, 10 pódios, 5 vitórias, 6 poles e 5 voltas mais rápidas são as estatísticas principais que ajudaram Márquez a tornar-se campeão mundial de Moto2 durante uma intensa e dramática disputa pelo título, na qual ele lutou contra vários adversários duros ao longo de uma temporada emocionante, principalmente o Suiço Thomas Luthi e o Italiano Luca Marini, ambos em Kalex como a dele, mas para o fim também o Sul-Africano Brad Binder em KTM.

Tenacidade, esforço, caráter e trabalho de equipa foram os fatores vitais para garantir que Márquez desfrutasse de uma temporada fantástica para encerrar o seu segundo campeonato mundial.

Não é apenas uma conquista memorável de Márquez, mas é um momento especial para a Estrella Galicia 0.0 Marc VDS de Marc Van Der Straten, que venceu o terceiro título de Moto2, depois de Tito Rabat vencer em 2014 e Franco Morbidelli triunfar em 2017. Mais uma vez, a temporada marcante deste ano prova que o Team Estrella Galicia 0,0 Marc VDS é um dos melhores e mais bem sucedidos da história da Moto2.

Além dos três títulos mundiais, o Team Estrella Galicia 0.0 Marc VDS conquistou ao todo um impressionante número de 101 pódios, 33 vitórias e 40 poles na categoria Moto2.

Alex Marquez, Moto2, Malaysian MotoGP 2019

Alex Márquez, Campeão do Mundo de Moto2:

“Este título é ótimo e dá-me muita felicidade. Foi uma temporada realmente completa e sempre estivemos lá, em todos os tipos de circuitos e condições. Conseguimo-nos livrar dos maus momentos e tirar o máximo proveito dos bons. Fomos o pacote mais completo na grelha e, graças a isso, somos campeões do mundo. Quando cruzei a linha de chegada hoje, muitos pensamentos vieram à minha mente, especialmente todas aquelas pessoas que me ajudaram. Este ano senti-me muito feliz com esse apoio e isso traduziu-se no meu desempenho na moto.”

“A equipa deu-me a confiança e o apoio de que eu precisava. É essa confiança e apoio que senti durante todo o ano que permanecerá comigo, quando me lembro de 2019. Estou a viver um sonho e só posso agradecer a todos os membros da equipa, à minha família, amigos e patrocinadores, a quem me ajudou e me apoiou. Devo agradecer especialmente a Marc Van Der Straten pelo amor e confiança que ele me mostrou durante estes cinco anos.”

Marc van der Straten, Proprietário da equipa:

“Hoje é um dia histórico para a equipa Marc VDS. Não apenas pelo que significa vencer o nosso terceiro Campeonato do Mundo de Moto2, mas também pela maneira como Alex o fez. Nesta temporada, ele deixou de ser Alex Márquez para se tornar o Sr. Alex Márquez, demonstrando ter talento, tenacidade e inteligência ao mesmo tempo e o mais importante, saber como combinar as três coisas para obter o melhor resultado possível.

Hoje, Alex realiza o seu sonho e estou muito feliz por poder ajudar a alcançá-lo. Desde que ele chegou em 2015, nós vimo-lo crescer, cair, lutar e vencer para se tornar o campeão que é hoje. E foi um prazer. Quero dar parabéns e agradecer a todas as pessoas que compõem a grande família Marc VDS porque mais uma vez, eles mostraram que continuamos a ser uma referência na categoria “.

Joan Olivé, gestor da equipa:

“Estou muito feliz por Alex e por toda a equipa. Foi um ano incrível com o melhor resultado possível e quero dar parabéns ao Alex por ter alcançado o objetivo que ele estabeleceu no início do ano. Sem dúvida, ele conseguiu provou ser o melhor piloto da categoria por ser o mais constante, rápido e saber gerir toda a temporada com maturidade. Qualquer sucesso exige trabalho, esforço e dedicação e Alex dedicou-se a conquistar este título desde o primeiro dia. A equipa trabalhou duro durante todo o ano, demonstrando dia a dia sua excelência, tanto a nível técnico como humano, e que o renovado Team Estrella Galicia 0.0 Marc VDS está mais forte do que nunca. Gostaria de agradecer a todos os amigos e patrocinadores que nos acompanharam nesta emocionante temporada e termino com um agradecimento especial a Marc van der Straten, porque sem ele nada disso seria possível”.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Moto2
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png