Michelin explica problema com pneu de Scott Redding

Por a 22 Abril 2016 16:48

Nocolas Goubert, responsável máximo da Michelin Motorsport no MotoGP, veio agora explicar ao motogp.com, as causas que provocaram o problema com o pneu traseiro de Scott Redding e que levou a uma corrida marcada pela obrigatória troca de motos a meio da prova devido a problemas com os pneus.

O caso de Redding na Argentina, não foi o primeiro grande susto provocados pelos Michelin esta temporada. Já nos testes oficiais de Sepang, o pneu traseiro de Loris Baz, explodiu em plena reta da meta quando o piloto circulava a mais de 250Km/h.

“O problema com o pneu de Loris Baz foi claramente um furo”, explicou o francês da Michelin. “Analisamos o pneu e vimos claramente que a causa do rebentamento foi um furo. Já o que se passou com Redding é totalmente diferente, como se sabe o pneu esvaziou-se por completo o que evitou que o piloto caísse. A analise posterior acabou por provar que a causa se prendeu com uma combinação entre as altas temperaturas da pista, um asfalto exigente e também o maior peso do piloto sobre a moto, o que provocou maior stress no pneu. Por isso a nossa decisão na altura foi colocar à disposição dos pilotos um pneu mais duro, com mais borracha, capaz de suportar condições mais difíceis como as que encontramos na Argentina”.

A utilização deste pneu obrigou a Michelin a reduzir a pressão do pneu traseiro de forma a garantir a aderência. “Com o pneu anterior utilizávamos uma pressão de 1.9 bar, enquanto com este baixamos a pressão para 1.7 bar e ao ter menos pressão garantimos mais zona de contacto do pneu com o asfalto”, acrescentou Nicolas Goubert.

O homem forte da Michelin para o MotoGP, negou ainda ter previsto realizar novos testes com pilotos mais pesados para evitar problemas como o de Redding: “Não, isso não vai acontecer até porque já tivemos em muitos circuitos, mas o que nunca tinha acontecido nos últimos 18 meses foi uma combinação de altas temperaturas com asfalto mais exigente”.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Moto GP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png