EnduroGP: Valpaços preparada para receber Mundial

Por a 22 Abril 2019 18:45

A cidade de Valpaços vai transformar-se na capital mundial de enduro de 3 a 5 de maio, datas em que acolhe a segunda prova da temporada de 2019 do Mundial da especialidade.

A localidade transmontana do distrito de Vila Real está já preparada para receber mais de 150 dos melhores praticantes mundiais de enduro, na prova organizada pelo Grupo TT Usprigozus de Vilarandelo, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal e da Federação Internacional de Motociclismo, entidade que é presidida pelo português Jorge Viegas.

Após cinco anos a organizar provas do Campeonato Nacional, esta será a primeira vez que Valpaços acolhe a caravana mundialista.

Como aperitivo para o muito público esperado, no dia 3 de maio realiza-se a Super Teste, onde os pilotos vão-se disputar, em formato “head to hed” (2 a 2) numa pista de cerca de 1 quilómetro e com vários obstáculos. Depois disso, pela frente os pilotos terão três voltas a um percurso de 50 quilómetros, a percorrer tanto no sábado (dia 4) como no domingo (dia 5), que inclui a passagem por três troços especiais em cada volta.

Assim, a SUPER TEST (ST) está montada no Pavilhão Multiusos em VALPAÇOS (41°36’5.407″N | 7°18’42.507″W) com cerca de 1 Km;

A EXTREME TEST (EX) situa-se junto ao INTERMARCHE em VALPAÇOS (41°36’20.483″N | 7°18’6.915″W) com cerca de 1 Km;

A ENDURO TEST (ET) fica na Lama Cerdeira em VILARANDELO (41°39’18.856″N | 7°19’9.537″W) com cerca de 6 Km;

A CROSS TEST (CT) será na Pista Motocross Cabeço em VALPAÇOS (41°37’57.039″N | 7°19’17.644″W) com cerca de 6 Km.

O quartel-general do evento será o Pavilhão Multiusos da cidade de Valpaços onde estará incluído o paddock, parque fechado, sala de imprensa, secretariado e onde os pilotos e suas caravanas vão ficar estabelecidos.

“Estamos convencidos que de que serão muitas as pessoas a visitarem Valpaços, incluindo muitos estrangeiros amantes da modalidade. O comércio da restauração e da hotelaria vão sentir os efeitos dessa afluência, sublinha Fernando Reis, responsável local pela organização.

“É uma oportunidade única para ver os melhores do planeta a competir na cidade de Valpaços. Neste momento já entrámos numa fase em que ultimamos os pormenores para receber as comitivas internacionais e nacionais. Ao longo dos últimos meses foram tomadas muitas medidas para que esta edição seja reconhecida pela qualidade e que o EnduroGP de Valpaços seja recordado por vários Anos. Acreditamos que vamos conseguir levar a cabo uma grande prova de enduro. O apoio do município de Valpaços é importantíssimo e sem o qual não conseguiríamos levar a cabo esta prova mundial. Gostaríamos ainda de agradecer também a todos os patrocinadores que confiam no Grupo TT Usprigozus de Vilarandelo e que pretendem publicitar a sua marca”, conclui o mesmo responsável.

Já o presidente da autarquia de Valpaços, Amílcar Castro Almeida, destaca que esta “é uma importante prova de motociclismo de nível mundial que se disputa no território nacional. Esperamos trazer cá muitos adeptos. Temos um património único. O local do trajeto tem paisagens lindas e quem vier assistir e participar certamente sairá com vontade de regressar. O investimento da autarquia, de cerca de 60 mil euros, vale a pena, até pelo esforço do Grupo TT Usprigozus, que já anda no terreno há vários meses a preparar esta etapa mundial. Acredito que será considerada a melhor prova do campeonato”, destaca o autarca.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Enduro
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png