Corrida parada com bandeira vermelha por queda na primeira curva

O campeão em título Toprak Razgatlıoğlu (ROKiT BMW)reforçou a sua posição na corrida pelo título com uma vitória suada na Corrida 1 no Circuito Estoril.
Depois de cair para quinto na primeira volta, Toprak lutou para regressar à liderança e conquistou cinco pontos sobre o rival Nicolo Bulega (Aruba.it- Ducati).
A corrida foi interrompida após um acidente logo na Curva 1, em que Axel Bassani (bimota by Kawasaki) perdeu a frente e deixou os pilotos atrás dele sem ter para onde ir, com Tetsuta Nagashima (Honda HRC), Bahattin Sofuoglu (Yamaha Motoxracing) e Michael van der Mark (ROKiT BMW) a cair, enquanto Tarran Mackenzie (MGM BONOVO Action) levou uma pancada forte no lado direito, mas manteve a sua Ducati de pé.
A corrida recomeçou encurtada para 20 voltas. Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) teve um arranque impressionante quando as luzes se apagaram e saltou da terceira para a primeira posição, à frente do seu companheiro de equipa Bulega, enquanto Razgatlıoğlu caiu para 5º.
Ultrapassou logo a dupla da Pata Maxus Yamaha, Jonathan Rea e Andrea Locatelli, para subir para 3º, antes de ultrapassar o #11 na Curva 8.

No início da 3ª volta, “El Turco” travou mais que Bautista na Curva 1 e assumiu a liderança, abrindo de imediato uma vantagem.
Na terceira volta, Bulega ultrapassou Bautista, no entanto, ninguém conseguiu igualar o ritmo de Razgatlıoğlu, que conquistou a vitória em Portugal à frente de Bulega.
Bautista e Rea continuaram a disputa pelo terceiro lugar na primeira metade da corrida, com Rea a parecer mais rápido que o piloto da Ducati, mas sem conseguir ultrapassar o seu antigo rival.
Um erro de Rea na volta 8, na Curva 1, onde saiu de pista, deixou-o a alguns décimos do espanhol. No entanto, conseguiu recuperar essa vantagem ao longo da volta.
Na volta 12, Rea aproveitou um erro de Bautista para dominar o piloto da Ducati, enquanto Alex Lowes (bimota da Kawasaki) lutava pela terceira posição.
Duas voltas depois, Bautista tinha recuperado a vantagem e conquistado o seu 16º pódio do ano.
Lowes ultrapassou Rea na volta 15 na curva 1, antes de o seu companheiro de equipa Locatelli o seguir e baixar o #65 para a sexta posição.

Na volta 16, “Loka” ultrapassou Lowes para conquistar a quarta posição na curva 1, com o #22 a terminar em quinto e Rea em sexto, depois de superar Xavi Vierge (Honda HRC) e Andrea Iannone (Team Pata GoEleven) em sétimo e oitavo, respetivamente.
Bassani recuperou do acidente e assumiu a 11ª posição e Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) terminou a cerca de dois segundos de Iannone em 9º, enquanto
Garrett Gerloff (Kawasaki WorldSBK Team) conquistou a décima posição, subindo na classificação em relação à sua posição inicial.
Bassani terminou em 11º, dois segundos à frente de Ryan Vickers (Motocorsa Racing).
Ivo Lopes (PETRONAS MIE Honda) foi o último a terminar em 18º.

















