Comissão dos Grandes Prémios altera Regulamento MotoGP 2019

Por a 11 Dezembro 2018 17:00

Classificações, pilotos de substituição, corridas recomeçadas, e muito mais sofrem alterações para o ano. Uma reunião em Madrid há dias entre a Comissão dos Grandes Prémios, composta por Carmelo Ezpeleta, presidente da Dorna, Paul Duparc da FIM, Takanao Tsubouchi da Associação de Fabricantes, bem como ainda, pela Dorna, Carlos Ezpeleta, Corrado Cecchinelli, Mike Webb e Danny Aldridge, acabou por efetuar uma série de alterações ou adições ao regulamento, que têm efeito imediato:

Regulamento Desportivo – Classificações

A partir de agora, se um piloto cruzar a linha da meta separado da moto, conta para a classificação a parte da moto ou do piloto que esteja mais atrás.

Pilotos de Substituição

Os pilotos contratados provisoriamente para substituir um lesionado passam a poder honrar os seus compromissos em outros campeonatos onde estejam efetivos, sem que tais participações contém como tempo de pista perante as limitações de treinos impostas na MotoGP.

Pilotos classificados para recomeçar corrida interrompida

Para clarificar os critérios sob os quais pilotos serão autorizados a realinhar depois de uma corrida interrompida, os pilotos podem obter assistência dos comissários para voltar a arrancar ou mover a moto nas vias de serviço. Para definir “em competição ativa”no regulamento considera-se abrangido um piloto que esteja a tentar por a moto em marcha, ou a regressar à pista ou no pitlane. Os Stewards do MotoGP serão os únicos a decidir desse facto e a decisão não é passível de apelo.

Ultrapassagem sob bandeiras amarelas

Quando uma penalidade de muda de posição é imposta por passar sob bandeiras amarelas, ou qualquer outra infração, a informação será comunicada ao piloto via telemetria e na linha de meta durante um máximo de 3 voltas em vez das 5 anteriores.

Arrancar com as motos

Por razões de segurança não será permitido pôr em marcha o motor dentro das garagens em nenhuma ocasião, só no pitlane.

Títulos oficiais de Recorde de Circuito e Recorde da Volta

“Recorde Absoluto” – A volta mais rápida da história, incluindo todas as sessões de um Grande Prémio.

“Recorde da Volta” – A volta mais rápida da história feita durante uma corrida.

Pontos de Concessão – MotoGP

Quando um fabricante ganha pontos de concessão suficientes, o direito do seus pilotos testarem em qualquer circuito de GP é cancelado. O regulamento clarifica que isto se aplica à época seguinte, quando o fabricante tem de nomear três circuitos para teste. Os pontos de concessão são válidos por 2 anos desde a data da sua atribuição-

Geradores usados na Grelha

O regulamento limita o uso de geradores aos transportados à mão, com uma potência máxima de 2 kW. Como a prática corrente é montá-los nos carrinhos de ferramenta, isto passa a ser permitido.

Regulamento Técnico Classe Moto2™

Em reconhecimento do facto que os motores de Moto2 mudaram de fornecedor da Honda para a Triumph, o regulamento da categoria, cuja publicação está iminente, será atualizado a esse respeito.

Alocação de Pneus

Após consulta com  a comissão de segurança e com os fornecedores, a alocação de pneus passa a ser a seguinte:

Classe de MotoGP™

A alocação padrão de Pneus de Chuva passa de 11 para 13 pneus, sendo 6 da frente e 7 traseiros.

Classes Moto3™ e Moto2™

O número de pneus de chuva não é limitado. Todavia, o fornecedor compromete-se a ter um mínimo de 4 jogos por piloto à disposição.

Regulamento Disciplinar – Penalidades não passíveis de apelo

O Código Disciplinar inclui uma lista das penalidades não passíveis de apelo, normalmente as dadas durante uma corrida. No entanto, os Stewards da FIM podem igualmente atribuir outras penalidades, tipicamente quando as voltas para o final da  corrida inviabilizam a aplicação de penalidades como baixar lugares ou vir à boxe. Neste caso, as penalidades alternativas também não são passíveis de apelo.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Destaque Homepage
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png